Tem leite gordo? Não, só vendemos leite inteiro!
Chamaram-me à atenção que as marcas Mimosa e Terra Nostra substituíram a designação de leite gordo por inteiro. Olha que giro o leite do pacote laranjinha da mimosa já não é gordo é inteiro. A celeuma não esperou para se fazer convidada e sentar-se à mesa de refeições dos portugueses. Daquelas famílias resistentes que ainda não perderam o hábito de tomarem o pequeno-almoço juntos em casa com pelo menos um dos pais. A marca leite com 50 anos de existência não evitou o associar desta nova rotulagem a uma manobra de marketing e comercial para agradar ao wokismo estapafúrdio que fabrica situações discriminatórios, moralistas para elaborar uma campanha de cancelamento da marca e/ou empresa. Porém, desta vez não há dedo e nem mão dada a nenhum movimento político com a especialidade de censurar tudo e todos. É antes de acordo com as declarações da Mimosa feitas à Marketeer: "a mudança para ‘Leite Inteiro’ é uma forma de comunicar de maneira mais clara e acessível ao consumidor o verdadeiro valor do leite”, isto porque, argumenta, “o leite é muito mais que gordura e é necessário espelhar essa riqueza através de uma denominação correta”.
Eu como sou uma grande leiga nestes assuntos alimentares, recorri a um perito na área, um Engenheiro Alimentar, cuja explicação passo a partilhar: as marcas Terra Nostra e Mimosa recuperaram a designação original do espanhol. Leite inteiro quer dizer que não foi submetido a nenhum processo para retirar a gordura.
Espero ter ajudado a esclarecer de forma clara e concisa a razão de colocarem a classificação de gordo para uma categoria de leite no baú do esquecimento.