Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Perspectivas & Olhares na Planície

«Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.» Paulo Freire

Perspectivas & Olhares na Planície

«Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.» Paulo Freire

Só têm os olhos fixados no Cante alentejano e nas festas

Serpa (des)governo 8

Screenshot_20241107-152935_Samsung Internet.jpg

A operação "Liberterra II" coordenada pela Interpol esteve em Serpa de Guadalupe, passou por vários países e algumas cidades de Portugal. Para o controlo do crime de tráfico humano ser eficaz é necessário haver muita fiscalização pelas autoridades locais quando recebem denúncias e os municípios têm a obrigação de não delegar a associações e outras entidades a sua função de zelar pela segurança e bem estar dos seus munícipes e das pessoas que estão sob o jugo destas redes de criminosos apadrinhadas pelos empresários e organismos públicos. Há tráfico de seres humanos em Serpa, porém só têm olhos para o Cante. Estarão à espera de espantar este mal. O ditado não funciona para estas situações, com o que têm cantado já tinham espantado para bem longe, não seria necessário a maior operação internacional para tentar prender estes animais que oprimem pessoas que só pretendem, acredito que a maioria delas, procurar novas e melhores oportunidades longe da sua pátria. Existirão outros objectivos sem ser trabalhar, mas é aí que as câmaras municipais e a juntas de freguesia deviam averiguar e intervir para prevenir outros casos de ilícitos que não estão abrangidos neste género de operações levadas a cabo pelas autoridades internacionais. Enquanto, Serpa  tiver os olhos em exclusivo a olhar para as festas e cante alentejano paulatinamente tornar-se-á cúmplice desta tragédia humana com sinais de grande descontrolo. O que é isto comparado com a grande notícia: já é Natal em Serpa. Desde a penúltima semana de Outubro que as ruas e rotundas têm as luzinhas  natalícias para os Reis Magos encontrarem o menino Jesus. Prioridades.

O desfecho é sempre com esta tónica:《É criador da sua própria moral distorcida, Herr Bruckmuller. As vidas dos pobres são dispensáveis. 》(Extraído da Série Sangue em Viena, temporada 1, episódio 2)