Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O Sui Generis 66: Qual é o mal de dar notas aos testes?

A nota final por cada período escolar não é o somatório de vários parâmetros de avaliação: comportamento, assiduidade, participação em contexto de aula, trabalhos de casa, fichas intermédias, exercícios práticos em aula, trabalhos de grupo, expressão oral, TESTES....?! Quem nunca ouviu dos seus professores a repetida frase: "Tenham atenção que a avaliação é contínua."

A ânsia de inovar que depois não inovam em nada, que consequentemente produzem estas pérolas:  passará a haver várias menções descritivas do seu desempenho em vários itens e em cada momento de avaliação, seja escrita ou oral, indicando onde pode melhorar o seu desempenho"

Mas isso não é o que o professor fazia ou faz? Olha que isto há coisas! "Não há-de haver lá no outro mundo, se já vão cá deste."

Ainda não perdi a esperança de ler a seguinte notícia: Simplex no Ensino Português: obtenha o certificado de habilitações sem a obrigatoriedade de frequentar o sistema de ensino.

Muito ficou por escalpelizar acerca do modelo de avaliação engenhoso que esta escola de Abrantes quer aplicar no ano lectivo que se avizinha. Porém, o meu tempo não deu para mais. Prometo regressar um dia destes às maravilhas que querem implementar nas "nossas" escolas.

7 comentários

Comentar post