Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 71

20200820_193004.jpg

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 71 = O querido Primeiro-Ministro fez saber que não lê todos os relatórios que estão em pilha no canto esquerdo – ou será no direito? – do seu gabinete  no Palácio de São Bento. Fiquei mesmo desiludida e triste. Pensava que o querido fazia maratonas a ler os relatórios e tudo o que tivesse a palavra relatório "papava" com a mesma rapidez que eu "enfardo" figos-da-índia.

Fiquei desfeita em lágrimas ao assumir que são os  seus assessores que lhe fazem o resumo para mais tarde olhar sem ler.

É para isso que o querido tem muitos assessores para lhe ler os relatórios, estudos que não sei bem a razão têm sempre muitas páginas! Um dos requisitos para se ser assessor do querido Primeiro-Ministro António é  ser capaz de produzir resumos iguais aos célebres livrinhos amarelos e pretos de capa mole  da Europa-América. Quem não se lembra destes apontamentos  que davam um jeitaço para perceber por exemplo o romance histórico Eurico, o Presbítero do eterno Alexandre Herculano.

O António Costa não tem tempo de ler os relatórios, ora o senhor anda de inauguração em inauguração, em campanhas de charme, para além do gabinete  em São Bento lhe cheirar a ratos, obviamente que não tem tempo para ler 500 e tal páginas e mais anexos de estudos que não têm a perspectiva  de lá para o Natal haver uma inauguração para abertura de telejornal das oito. Leiam por mim, que ler cansa os olhos.

Se eu tivesse essa chance, fazia o mesmo. Refiro-me aos relatórios, que os lessem por mim; para comer os figos não preciso de auxiliares!

Eles, o que escolhe e os escolhidos, são sempre solidários com a mediocridade. Há a voz dominante da mediocridade que controla a seu bel-prazer a mediocridade nomeada para estar à frente da governação de um Portugal que nunca aprendeu a exigir políticas e políticos competentes.

A mediocridade fazia escola, agora numa certa maneira a mediocridade faz turismo: há circuitos turísticos para todos os gostos em todos os sectores da governação e administração pública. Basta escolher de acordo com os seus interesses vai ser uma experiência turística única para todos os dias relembrar, quão marcante se tornará na sua vida! 

O primeiro-ministro deve neste momento estar a ler os resumos escritos pelos assessores... eu vou à procura de mais figos-da-índia selvagens maduros... para esquecer por momentos estes cactos sem figos que temos como governantes em Portugal.

 

 

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    /i. 23.08.2020

    Olá, Francisco.
    Concordo consigo. É preciso ter cuidado e paciência para ler os relatórios e apanhar os figos.
    Agradeço o link para o seu post. .
    É o mesmo método que a minha mãe utiliza e ensinou para descascar o figo. Gosto muito deste fruto. Para apanhar é preciso muito cuidado também, como faz referência, pois os picos finos voam e podem alojar-se nos olhos e prejudicar irremediavelmente a visão.
    Obrigada pela visita.
    Tenha uma excelente semana.
  • Obrigado também e muita saúde!
  • Imagem de perfil

    /i. 23.08.2020

    Obrigada, Francisco!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.