Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 58

20190705_195537.jpg

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 58=

O Presidente da República de quase todos os portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa, alardeou com a mesma rapidez que as crianças (não) guardam um segredo –   enquanto não o contam não descansam –,que recebeu o telefonema do  Presidente  Xi Jinping. A pompa provinciana, com que se anuncia estes naturais  “convívios” políticos, é muito característico da nossa sociedade, passando a mensagem que foi um telefonema exclusivo a Portugal.

 

(Semelhante opinião se formalizou com o telefonema do Donald Trump ao Presidente de quase todos os portugueses).

 

Obviamente que no dia em que o Presidente da China telefonou para Portugal antecederam e sucederam outros telefonemas para outros governantes europeus e não europeus. A razão capital: é preciso perceber quem são os países aliados da China nesta querela EUA  versus OMS.

A China propõe-se a enviar o cheque que os EUA não querem dar, assim pergunta pelo evoluir da epidemia, informa que as fábricas estão a laborar para ajudar a combater a Sars-Cov-2  e aproveita para medir o acolhimento da sua “ideia”.

 

(O Bill Clinton também se enfureceu com  a OMS e cortou o cheque com o incentivo em dólares, por isso, o Donald Trump não é inovador.)

 

A China enviou uns ventiladores com os botões em mandarim, espero que o Marcelo Rebelo de Sousa tenha tido tempo para pedir algumas aulas de mandarim com o intuito de ir ajudar os profissionais de saúde a não perderem tempo a adivinhar o que corresponde cada botão quando precisarem de utilizar os tais ventiladores. É o mínimo que o Xi Jinping tem de fazer: dar aulas de mandarim gratuitas ao Presidente de quase todos os portugueses, pois parece que os ventiladores foram pagos a pronto.

Bem sabemos que a China pretende ocupar o Ocidente de uma vez por todas, mas calma com o andor que a UNESCO elegeu o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Pede-se, ou melhor exige-se Mais Respeito. O Mandarim pode ser a língua com mais falantes no mundo, porém a língua Portuguesa tem um dia exclusivo para lembrar o quão bonita e espalhada pelo mundo (sobre)vive enquanto língua falada e escrita.

Não se equilibram no paredão:  a China e mais uma vez o Marcelo Rebelo de Sousa. Dizem que a água purifica e lava tudo… 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.