Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 18

20190704_185002.jpg

P&O na Planície: Bom Fim de Semana = Está lançada a Ponte Legal para o Nepotismo.

A atual lei das incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos proíbe que: familiares diretos de um titular de um cargo político forneça bens ou serviços ao Estado.

Porém, quando iniciar a nova legislatura que nascer das eleições legislativas de Outubro entrará em vigor uma nova lei das incompatibilidades que: passa a especificar, entre outras coisas, que apenas há incompatibilidade quando uma empresa é detida conjuntamente por um titular de um cargo político e um familiar.

A Democracia portuguesa de forma transparente ficou mais fragilizada com esta Ponte aprovada oportunamente por estes dias no Grupo Organizado de Carácter Fechado, vulgo, Parlamento.

 

 

 

6 comentários

  • Imagem de perfil

    /i. 02.08.2019 22:27

    Olá, Sarin
    Se existissem estes fatores:
    1- governantes com sentido de responsabilidade em usar com parcimônia o dinheiro que não é deles
    2- governantes que servissem o estado/cargo eleito e não se servissem do estado/cargo eleito para proveito proveito próprio,
    3- percebessem que se está e não se é governante
    4- se os governantes tivessem essencialmente sentido de estado, sentido de ética
    Não seria necessária nenhuma lei a impor regras comportamentais. Mas como somos um povo que tem de ser mandado, ser obrigado a cumprir regras pois de livre inciativa não se disponibilizam a fazer.
    No entanto, concordo contigo. Só que não somos alemães, holandeses, precisamos que haja rédea Curta.
    Como lideram algumas câmaras o partido comunista votou a favor nesta mudança de lei. Ironia não é?
  • Imagem de perfil

    Sarin 02.08.2019 23:13

    Eu votaria a favor de qualquer revisão desta lei, digo-te. Acho-a estúpida, discriminatória e inconsequente. Aliás, viu-se que o é: 25 anos para ser invocada...
    Mas não conheço a proposta que está em cima da mesa, portanto não posso falar muito sobre ela.

    Sobre a ironia do PC, pode ser em defesa de interesses obscuros ou não. Num debate com o Último fecha a porta e noutro no Corta-fitas explico o porquê :)

    https://oultimofechaaporta.blogs.sapo.pt/nepotismo-194483

    https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/tarefas-delegam-se-responsabilidades-6802719


    Um destes dias vou tirar o curso de jornalismo só para poder fazer estas investigações nos tempos livres! :D
  • Imagem de perfil

    /i. 03.08.2019 00:08

    Eh eh eh mas podes fazer o Cenjor. Não precisas necessariamente fazer uma licenciatura. A título de exemplo a Fátima Campos Ferreira é licenciada em história e fez o cenjor

    Estive a ler os Links..
    Também concordo que não devia haver nomeações, mas sim votar na pessoa. Ou por exemplo os conselhos de administração de hospitais não ter nomeações políticas nenhumas. Havia votaçao perante projectos/candidatos. É por causa das nomeações que existe ainda mais péssima gestão dos serviços públicos.

    Depois, em relação ao partido comunista, esse exemplo do genro do afinador de máquinas a part-time não é dos exemplos maus. Para mim os partidos funcionam todos da mesma maneira e são o trampolim para melhorarem a vida financeira pessoal e na criação e disseminação das pernas do polvo para mais tarde usufruírem mais tarde.
    No Alentejo os comunistas são péssimo exemplo de como governaram para os seus interesses. Há um que não tinha nada. Hoje vai divorciando e vai dando vivendas de topo às ex e claro com o cheque mensalmente. E sempre as colocando em funções na função pública. Mas claro isto acontece com os comunistas, com os socialistas, o social democrata (os ministros do cavaco Silva e ele próprio enriqueceram a valer.), o cds. Só o bloco não tem muitos casos pois não estão nas lides de governação a bem dizer.

  • Imagem de perfil

    Sarin 03.08.2019 00:31

    Gente má há em todos os partidos, e por isso é que te disse que o PC (ou outro partido qualquer, mas principalmente este por só ter representação local) votar a favor pode ser questão de princípio (a lei é absurda).

    Defendo que as nomeações só deveriam funcionar para assessores e conselheiros. Nunca para gestão, regulação ou supervisão.
    E com tecto na massa salarial: podem ter quantos quiserem, 2 recebem 50, 20 recebem 5.
    Há assembleias de freguesia, municipais, regionais e nacional - representantes não faltam, portanto votem os candidatos no nível que lhes competir, e nós eleitores votaremos tudo o que seja reguladores.
    Tudo corrido a votação. Até as listas dos partidos!

    https://ladosab.blogs.sapo.pt/rio-seco-783912

    Eu quero é cruzes!!! :D
  • Imagem de perfil

    /i. 03.08.2019 01:02

    Exatamente.
    Só um apontamento e a situação do Rio: primeiro queixam-se que não há renovação, depois ele faz o que os anteriores líderes do partido fizeram: as listas foram elaboradas de acordo de quem os apoia. Ora como escreveste no link que colocaste no tempo de passos coelho também houve gente descontente por ter sido afastada ou colocada em lugares ilegíveis. As pessoas têm memória curta.

    A democracia é isso escolhas feita pelos cidadãos. E a democracia só nos convoca para as eleições. Quando é para fazer referendos começam logo a dizer que as pessoas não querem votar e blá blá blá. Ainda há franjas da nossa sociedade que não aceita o resultado do referendo do aborto. Não dá jeito.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.