Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 118

20201227_172000.jpg

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 118 = Os especialistas afirmavam que ela ficava temporariamente.  Sorrateiramente instalou-se na despensa, à mesa, sentou-se no melhor lugar da sala para ver televisão, e nós? Resta-nos aceitá-la. Ela, a inflação, vai ficar por tempo indeterminado.  O inflacionado Tio Celito infla-se: "Espiral da inflação. Marcelo espera que seja conjuntural". Também nós,  também nós esperamos. O drama é que é o pobre já criou raízes de tanto esperar. 

O António Costa é a inflação em pessoa. Contudo não se infla para a subida generalizada dos preços de bens e serviços que contribui para encolher o salário de xs para xxs. Não vos infleis com esta acusação pois é muito legítima dado que não actualizou o programa de governo que levou ao Parlamento para ser votado.

Não sei onde esteve o querido primeiro-ministro por não ter dado pela inflação.  Ou será que pensaria  que nestas últimas semanas,  eu há meses que troco observações sobre a subida de preços, se falava de outra inflação? Na astronomia denominam de inflação a um hipotético fenómeno de pequeno período de expansão do Universo após o Big Bang. Inflou-se exacerbadamente com a conquista da maioria absoluta que começou a viver no mundo da Lua e a interessar-se por outros conceitos que os comuns cidadãos não se interessam, pois não têm vagar, por um lado e por outro têm de se recompor com os sucessivos sustos que levam quando olham para os preçários afixados nas prateleiras dos supermercados.  Euzinha ainda estou a recuperar do susto que apanhei: o pão alentejano voltou a aumentar. Por 800 gramas de pão paguei 2,20€. É desta  inflação que anda estacionar em todos os preçários afixados por todos os estabelecimentos comerciais de norte a sul que domina a conversa da "populaça",  que pelos vistos é a mesma que contribuiu para que conseguisse amealhar votos para a sua carteira ficar cheia com a maioria absoluta. Esvaziou as carteiras dos outros para encher a sua. António Costa infla-se. E nós ficamos mirrados. O que é bom. O Verão está a chegar e precisamos que o biquíni do ano passado nos sirva, não vai haver pilim para comprar um novo com os padrões tendência do Verão 2022.

Não sei quem o chamou à Terra, deve ter sido a esposa atenciosa, é que agora não fala de outra coisa para ver se se "deslarga" da imagem de esquerda extremamente conservadora capaz de fazer acordos com o PCP e BE e retomar ao socialismo moderno europeu para piscar o olho à Europa: "António Costa promete combate ao aumento de preços na raiz"; "Costa repete à esquerda que “não embarca na ilusão” de aumentar salários para combater inflação."

Espera-se que tenham ecoado lá para os lados de Bruxelas e sejam inflacionadas estas palavras para que António Costa receba um convite para um cargo de grande destaque na U.E.

Na minha modéstia opinião era mais fácil Rui Rio juntar-se "à família europeia" do que um António Costa com a colecção de anos que tem enquanto primeiro-ministro de Portugal.  Sabem porquê? A União Europeia foi desenhada para ser governada por pessoas provenientes da social democracia, que corresponde à nossa direita moderada. O António Costa para ser primeiro-ministro ligou-se à extrema-esquerda, logo não é bem visto para ocupar cargos de decisão. O sonho europeu vai ser isso mesmo: um sonho.

(Esta minha perspectiva carece de ser mais fundamentada para não levantar muitas dúvidas e celeumas. Por agora não tenho vagar. Prometo regressar ao tema.)

Já que a inflação estacionou em todos os parques de estacionamento, resta-nos ir comprar uma carteira mais pequena para guardar as moedas. Porque as notas essas, irão ser cada vez menos estendidas nas carteiras grandes. Por isso,  uma carteira pequena chega e sobra.

Tempos ainda mais difíceis aproximam-se. 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post