Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 108

20201226_164703.jpg

P&O na Planície: Bom Fim de Semana 108 = O dia Um de Outubro é um pontão estreito cheio de vida social. Este dia está associado a três celebrações muito especiais, ei-las:

1) Dia Nacional da Água: bem vistas as coisas, a celebração começou no início desta semana com o  Ministro Cravinho a meter água por todos os lados; a cegueira de afastar quem não é "Sim, Senhor"  foi derrotada na Batalha Naval. Marcelo Rebelo de Sousa acertou e afundou o porta-aviões do Cravinho logo no primeiro palpite! A água é um líquido escasso,  por isso tem de haver uma eficiente rede de abastecimento de água para evitar perdas e desperdícios desnecessários deste recurso hídrico tão precioso para a sobrevivência humana. Era útil o primeiro-ministro António Costa munir-se do aparelho que detecta fugas de água na canalização do governo sob pena do navio-tanque ir ao fundo com os tiros atirados pelos próprios elementos da embarcação.

2) Dia Mundial do Idoso: mais uma celebração que foi assinalada  antecipadamente. Perguntam, e muito bem, quando foi? Ora minhas caras amigas e meus caros amigos  festejou-se no dia 26 de Setembro. A pessoa idosa é sempre muito acarinhada no dia das eleições autárquicas: como é costume organizam-se excursões  para visitar o edifício que alberga as várias secções de voto para se "botar" a cruz no quadrado de quem patrocinou o convívio sénior. É de salutar este esforço em prol da diminuição da abstenção. Não é? É nestas horas que se vê a razão do gasto de resmas de papel na impressão das amostras do boletim de voto. Idosos informados, votos garantidos para somar mais uma vitória. 

Quem não viu, enquanto esperava na fila a sua vez para votar, brigadas de muletas e andarilhos que há muito não via?

Eu a corrigir-me em voz alta: ó criatura, isso é efeitos secundários de teres estado muito tempo em confinamento e de teres abastecido a despensa quando a maioria dos idosos está sentado no sofá a ver o Preço Certo apresentado pelo "Gordo",  que já não é assim tão gordo! 

3) Dia Mundial da Música: hoje o André Ventura voltou a dar-nos música. Haja alguém que homenageie o tema no próprio dia em que está fixado no calendário.  Uma (a)chega: o André Ventura quando chegar a idoso, para não perder esta queda de nos dar música, vai aprender efectivamente a tocar trombone (só sabe é colocar "a boca no trombone") conciliando com o cajon (para deixar de ter a música cigana gravada na mente). Será um idoso feliz, uma vez que actualmente só sabe estes instrumentos musicais no sentido figurado. 

Coincidentemente, sem se ter previsto na agenda social ocupadíssima de eventos oficiais, marcaram mais uma festa de croquete, de cariz informal, mas a deputada socialista Ana Catarina Mendes  abafada pela Marta Temido na linha de sucessão deve propor no Parlamento que passe a feriado, adiantado trabalho, o dia foi baptizado de o Dia da Libertação: "A liberdade será quase total: os bares e discotecas reabrem portas, os certificados e máscaras serão quase sempre dispensados e a vida nos restaurantes regressa ao normal. O alívio generalizado das restrições de combate à Covid-19, que entrarão esta sexta-feira (...)"

Dia da libertação, a China também gosta destes nomes para ensinar a liberdade  emanada pelo livro vermelho.  

Um de Outubro, dia da libertação! Era bem visto se neste dia o Costalinegrado deixasse de pertencer ao território dos órgãos de soberania que governam Portugal. 

 

 

6 comentários

Comentar post