P&O na Planície: Bom Fim de Semana 101
P&O na Planície: Bom Fim de Semana 101 = Gabo a paciência da directora geral da DGS. Se fosse eu já tinha disparatado, arrumado os meus pertences numa caixa de cartão reciclado, com a perseguição em marcha contra o plástico, ainda era acusada de incentivo à utilização do plástico, e fazer uma careta a esta gente que domina o sistema político português. É um pior do que o outro.
Ora quando o Presidente da República veio sarnir ainda mais a nossa paciência para lançar falsas informações contribuindo para uma maior desinformação: “As autoridades sanitárias não proibiram a vacinação no caso de as crianças não terem doenças ou patologias. Esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais”; a DGS veio por água na fervura onde clarificava que as crianças entre os 12 e os 15 anos seriam propostas à vacina se tivessem comorbilidades, e só com indicação médica. As crianças saudáveis desta faixa etária, se os pais quisessem, estariam na dependência da disponibilidade de vacinas. A universalidade da vacina para este intervalo de idades acabaria por ser recomendada pela Dra Graça Feitas baseando-se em estudos e dados de países onde a inoculação está avançada.
Foi um momento absurdo de pressão que o Marcelo Rebelo de Sousa levou a cabo. Se a Directora Geral da Saúde não estava segura naquela ocasião em recomendar a universalidade para este grupo específico de crianças saudáveis, notou-se que precisaria de munir-se de mais informações e resultados científicos, não se entende esta ingerência do Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República merecia que tivesse sido repreendido estrondosamente, com esta possível reprimenda: a Dra Graça Freitas é médica, grande impulsionadora do plano nacional de vacinas; por sua vez o Marcelo é ligado ao direito, nada sabe de ciências médicas, devia remeter-se à sua ignorância quando se trata de assuntos de saúde, em que está em causa vacinar crianças saudáveis com uma vacina experimental (é segura, porém experimental). Gostemos ou não, esta é a verdade!
Se eu fosse a médica Graça Freitas mandava o professor de direito Marcelo Rebelo de Sousa esconder-se num buraco para aprender a calar-se na temática que não domina. É um hipocondríaco e nada mais do que isso.
p.s. O Governo não atribuiu na totalidade os computadores que prometeu no ano lectivo que passou, mas já está a caminho outra promessa que é comprar bicicletas para todos os alunos que frequentem o segundo ciclo. Há o ditado "quem tem uma mãe tem tudo", no caso do Governo: "aquele que tenha uma Bazuca tem tudo".