Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas e Olhares na Planície: Bom Fim de Semana 141

20231118_162108.jpg

Perspectivas e Olhares na Planície: Bom Fim de Semana 141= Uns é o sangue na guelra motivada pela juventude, outros estão lélé da cuca devido à velhice e ainda há aqueles na posse de todas as faculdades mentais armam-se em reis ou rainhas da cocada preta perante as luzes da fama que a televisão patrocina. Resumindo: é tudo gente pouco dada a ter candeeiros com a luz do bom senso desligada. O que fazer perante um candeeiro com o interruptor na posição "off"? Brinca-se.

1. As luzes de alarme ligaram-se no Vaticano, prontamente o gabinete de imprensa mandou desligá-las, desconfio que têm de inoperacionalizar a rede eléctrica para os pensamentos (verdadeiros?) do empático Papa Francisco para, justamente, não ferirem os olhos do seu rebanho com a subida brusca de intensidade da luz transmitida pela lâmpada led. Confesso a minha admiração por este Papa, é muito franco e simples quando expõe o seu ponto de vista. Soube-se que numa das suas reuniões com o seu rancho de vestes peculiares terá desabafado: há “demasiadas ‘bichas’" nos seminários", o rebanho dentro das muralhas pintadas às riscas coloridas e os pastorinhos da comunicação social andaram com os candeeiros sem lâmpada a condenar o Papa da inclusão, e já pensaram que pode ter razão? Levaram para o lado da orientação sexual porquê? Então não pode ter havido um surto de lombrigas (bichas) nos seminaristas? Ou então não há uma gestão de horários com limites de seminaristas por grupos na realização das suas tarefas levando a existir um concentração de pessoal formando uma enorme fila (bicha) à porta do refeitório. O Papa não gostou de ver o rebuliço às horas das refeições, meus caros. É tanta a mariquice com a palavra bicha que qualquer dia dizemos em voz alta: Xi a bicha está grande nunca mais me despacho. E salta alguém com a bandeirinha das riscas coloridas e acusa-nos de homofóbicos e a ligar para não sei onde para apresentar queixa. Acalmem o facho. Ai que já escrevi uma palavra proibida: facho. Tranquilizem-se, eu só mandei diminuir a luz da lanterna.  Facho também pode ter o significado de lanterna. Sabiam meus queridos das muralhas pintadas às riscas coloridas? Estou sempre cá para vos acender a luz do bom senso. 

Há meia dúzia de dias, o Papa amigo voltou a dizer das suas: "há "um ar de bichice" no Vaticano", então e não tem razão? Com tanto homem de vestido, as saias espalham no ar essa fragrância. Aliás, o Papa avisou o seu rebanho do Vaticano para vestirem as calças e não coscuvilharem como as mulheres.  Eu, como mulher, nem levei a mal o atributo de coscuvilheira, irrita-me mais ver os homens com aquelas batas e não encontrar o telefone para marcar uma reunião para contratar os seus serviços de faxina para as limpezas de verão da minha casa. Têm bom caparro para desviar os móveis e devem ter muito jeitinho para pegar no rolo e pintar tectos e paredes melhor do que muitos pintores profissionais. 

Em forma de redenção recebeu na "sua casa" uma grande comitiva de humoristas de todo o mundo. De Portugal foram os seguintes humoristas: Maria Rueff, Joana Marques e Ricardo Araújo Pereira. O Herman José justificou a sua ausência por ter um compromisso inadiável em Nova Iorque, por isso declinou o convite da Maria Rueff. Mas, mas... esperem aí: percebi bem: a Rueff foi quem convidou o eterno Serafim Saudade? Devemos dar espaço aos novos, a Joana Marques é  que tem a carreira mais curta, porém é inimaginável o Herman José não estar no "beija mão" do Papa Francisco. Gostei de ver um comunista com sucesso no negócio do humor, a confraternizar com o Sucessor de Pedro. Fez o crisma e não me avisou. Sem assombros afirmou (o Papa) que é possível rir de Deus. Não é blasfémia.  O problema é que muitos desses humoristas sentados em frente ao Pontífice, tendo uma agenda própria, fazem pouco dos seus alvos de estimação criando o desconforto da parcialidade conduzindo ao descrédito, apesar de justificarem que têm assuntos e pessoas intocáveis por irem contra os seus ideais e limites para se fazer comédia. A propósito, a Joana Marques trajou de azul quebrando assim o protocolo na cerimónia, é preciso lembrar que ela não teve um comportamento rebelde, uma vez que este Papa não exige o cumprimento das regras rígidas protocolares nestas audiências, por isso não foi barrada a sua entrada, caso contrário seria excluída da cerimónia de recepção do Papa Francisco. No entanto, em Roma sê romano. Quebrar o protocolo não faz de alguém muito importante, antes é ridícula ao querer ser o centro das atenções pelos piores motivos. Mas se não fosse esta "birra" nem se dava pela presença da Joana Marques no Vaticano. 

2. As lâmpadas led na cabeça destas pessoas atingiram o limite de horas definidas e deu-se o apagão súbito. O anúncio do divórcio do apresentador da RTP 1 foi feito de forma controverso criando a ideia na opinião pública que o homem que chegou a ser considerado o bombeiro do entretenimento da SIC estaria, alegadamente, a impor o estado civil de casada à esposa. Eu como não sou tapete na casa deles não sei e nem quero saber deste tanque a céu aberto com roupa suja a ser esfregada com lágrimas e sangue, bastava informar do processo do divórcio por ser uma figura pública e a senhora apesar de não ser muito conhecida é do mundo da comunicação social, quis dar o ar da sua graça. Porém, quando os neurónios ficam às escuras há tendência para se perder a razão e claro o património. Dizem que têm três ou quatro casas e a senhora agora vende croquetes devido às despesas não serem completamente pagas com o montante da pensão de alimentos dos filhos. Se o pai não fica com guarda partilhada, pois uma pensão de alimentos deve pagar, todavia a mãe também não tem de pagar a subsistência do filho? Sabendo que, estipulado por lei as despesas escolares, saúde vestuário ficam foram da pensão e serão pagas à parte. Por vezes, há mães (e pais) que vêem os filhos como o primeiro prémio da lotaria e é no recato com ajuda dos tribunais que se resolvem os diferentes pontos de vista. O Jorge Gabriel pouco tem falado sobre as novas contingências familiares, ao que parece está enamorado. As idas à farmácia para aviar ansioliticos para manter a compostura perante a imprensa deu os seus frutos. Têm coragem assumir relações sérias quando há uma confusão de anteriores relações com filhos. Ninguém deve ser infeliz.  Ninguém deve ser infeliz por causa dos filhos. No entanto, não se deve ver a reconstrução amorosa como uma corrida de 100 metros e sim como uma maratona, para evitar apresentações e embaraços desnecessários. Só mais uma achega, deixar a conta bancária conjunta a zeros é uma malícia das cavernas, é assim que quer ser um  homem de família, assim não passa de homenzinho birrento (ainda por cima um assalariado com o dinheiro da taxa audiovisual paga pelo contribuinte na conta da electricidade). Jorginho, Jorginho, ligue a luz de presença 24 horas por dia para carregar as baterias da lucidez. Não gostou do comunicado da ex-mulher com a versão dela, não o crítico, a questão são os filhos, não podem sofrer com as desilusões e desentendimentos dos pais enquanto casal.

Nas contas bancárias conjuntas, não há um efectivo controlo dos movimentos estranhos levados a cabo por um dos titulares, conheço um cem número de casos como este, onde o outro titular fica lesado. Este artifício é a ferramenta mais rápida de vingança utilizada pelos casais desavindos, viúvos(as) em segundas núpcias para prejudicar descendentes de relações anteriores.

3. Há muitos seres bípedes a esquecerem-se de fazer o pagamento da conta da luz, só assim se justifica viverem nas trevas da maldade e da indecência. Comecem por pagar a conta da luz a este juiz expulso, de entre as coisas "bonitas" capaz de fazer, criou um negócio de angariação de mulheres para um bar de alterne. Não sei se esta personagem tem mulheres na família, se é pai de filhas. A mulher que pariu a criatura, falhou ao não incutir-lhe o valor de respeitar a mulher (já agora pelo homem, também). Anda meio mundo contra as escutas, ainda bem que neste caso existiram assim permitiu conhecer outras fontes de rendimento de certa "elite" para conseguir custear uma vida de luxos cujo o salário inscrito para fazer descontos não será suficiente, obviamente. 

Outra factura da luz a ser paga é a da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta instituição vive numa escuridão de tantos anos sem saldar a conta da electricidade que depois mergulha nestes negócios esquisitos de estar devedora à máfia brasileira, alegadamente.   O rol de nomeados afectos aos partidos políticos destaca-se pela sua evidente incompetência — toda a regra tem excepção, não soltem os leões eu sou mais team águia —, no entanto,  nunca se espera que sejam chave de cadeia, como os nossos irmãos com açúcar na língua portuguesa dizem. Estudar e fazer um negócio com uma das maiores organizações da máfia brasileira é ultrapassar o inimaginável da incompetência laboral. 

4. Ahhh estou a torcer para que seja uma piada dita sem pensar pela Cristina Ferreira. É dona de uma parte da TVI, todavia não lhe dá o direito de ocupar umas quatro horas de emissão do canal a transmitir o futuro casamento com o irmão tornado vencedor de um reality show. Foi amor à primeira em modo bastidores. Desejo-lhe as maiores felicidades sempre com o candeeiro acesso nunca se sabe o que acontece quando se acaba a luz e ela não está por perto. A cena do Casinhas há muito parecia os campos secos de Mértola em pleno Agosto, agora tens o Monteiro continua a apostar em deslumbrá-lo com as estadas em hotéis caros, apesar de dizerem nas revistas ser oriundo de famílias da alta sociedade do Porto. Se for como as famílias brasonadas minhas conhecidas, apenas o brasão se salva no meio da escuridão da delapidação do muito património. Alguém ilumine a Cristina Ferreira para poupar os telespectadores assíduos do canal 4 à sua cerimónia matrimonial, depois não venha reclamar de perseguição da sua vida privada. Ah pois é Xuxu. Será o Zézé Camarinha no feminino se continuar com esta ideia indelicada de mostrar o troféu que conquistou transformado no amor para a vida toda. Tudo muito forçado. É preciso é ter as redes sociais sempre a bombar. Eu não vejo o canal dela. Mentira vi a vitória icónica do primeiro Big Brother em Portugal, cujo o vencedor foi o alentejano Zé Maria. A fama rápida em vez de nos iluminar, leva-nos para um túnel às escuras. 

6 comentários

Comentar post