Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

Para mim a controvérsia é outra!

Como é possível o chef Gordon Ramsay ter estado no Alentejo a gravar um episódio do seu programa culinário "Uncharted" sem convidar o Tio Celito? Isso sim é que é motivo de controvérsia, e das grandes!

O Marcelo Rebelo de Sousa tinha adorado molhar o "panito" na gema do ovinho estrelado!

Agora o chef britânico cozinhar carne de porco preto com bacon acompanhado por legumes salteados e ovo estrelado e sugerir com todos os dentes que tem na boca que é/pode ser um típico pequeno-almoço português, juro que não  percebo onde está a polémica?!

Os indignados a enviar fotografias educativas para conta do twitter do Gordon com o típico pequeno-almoço português: pastel de nata com uma bica; uma torrada aparada com um galão; faltou o típico bolo de arroz... e claro o "estramelo" ou o bagaço com a "alcagoita" para matar o bicho. Fotografias essas a mostrar a mesa de uma pastelaria. Voltou a cozinha lá de casa a estar completamente  abandonada pelos seus donos, essa é que é essa!

Na rua onde vivi a minha infância morava um vizinho que ao pequeno-almoço comia migas (prato tipicamente alentejano). Sempre foi esse o pequeno-almoço mesmo quando estava a viver da pensão de velhice. Curiosamente, este meu vizinho consumia pacotes e pacotes de bicarbonato de sódio que nem um "doido varrido". Nas idas à farmácia eram gastas poucas palavras, pois o farmacêutico já sabia de cor e salteado a razão da sua visita quando entrava portas adentro. 

Este hábito do meu vizinho vinha de longe, pois como todos deveriam saber, os trabalhadores do campo tentavam que a primeira refeição fosse de "sustança" para conseguirem ter forças para o rigoroso trabalho agrícola que era quase todo manual, para além de trabalharem de sol a sol, tinham de palmilhar quilómetros a pé até ao local de trabalho (duas vezes por dia).

Estou em maré de confissões: noutra rua onde vivi era vizinha de uma criança que tinha um pequeno-almoço muito moderno: comia  um pacote de batatas fritas, um bollycao e bebia uma lata de coca-cola. É inacreditável, mas é a mais pura da verdade. 

A minha vizinhança sempre foi invulgarmente "especial", eu sei!

Uns "Gordon Ramsay", portanto!

12 comentários

Comentar post