Olhar Musical para Hoje # 69
Sting lançou esta música quando se vivia a guerra fria, com os EUA e a Rússia como adversários com políticas ideológicas distintas e ideais geopolíticos diferentes.
Hoje, perante o conflito no terreno provocado pelo regime de Putin e seus apoiantes no país que quer ser um país europeu democrático, a Ucrânia, trechos da letra da canção continuam a fazer sentido. A intemporalidade de uma canção que foi lançada em 1985.
O povo russo sempre foi manipulado, é um modo de vida. Infelizmente, quem controla a imprensa, controla as mentes. Por isso, o povo russo sempre foi manipulado através do medo. É um povo controlado quase na íntegra, há poucos revoltados e os que se revoltam têm o destino traçado: prisão, mortes acidentais.
A esperança é a última a morrer. Espero que este modo de vida de viver dos cidadãos russos entre em crise pois, tal como canta Sting: "se os russos amam as suas crianças", está na hora de se libertarem desta veneração de conceitos do passado impostos por fanáticos pelo poder absoluto.