Boa semana à terça-feira
Ainda vou a tempo de desejar uma boa semana? É terça-feira, bem sei.
Outra coisa: o jogo do FCP com o Arouca já terminaria?
Adiante. Ontem, segunda-feira, houve uma mega promoção, desejo que a tenham conseguido aproveitar. O gasóleo desceu 1 cêntimo e a gasolina 0,5 cêntimos. Um bombástico desconto na hora, não é cá preciso apresentar cartões ou acumulações em apps. Estes descontos nos combustíveis é que são verdadeiras poupanças para a carteira dos consumidores portugueses. Uma poupança de fazer inveja aos nossos vizinhos espanhóis. O português que vive nas freguesias transfronteiriças vão atestar o popó com a desculpa de irem consolar o vício incapacitante pelos caramelos. Julgavam que era o preço da "gasosa" o atrativo para atravessar a fronteira, nada disso, é mesmo a dependência motivada pelos caramelos. Um autêntico flagelo social, um problema de saúde pública. Salas de chupa caramelos, já.
Isto há coisas, agora que o mês de eleição dos portugueses de fruição das férias laborais se foi, é que o antigo primeiro-ministro Cavaco Silva se lembra de querer lançar um livro. Assim, se o português já lê pouco, agora com o regresso à lufa lufa diária quem vai ter pachorra para ler um livro a ensinar a arte de governar um país? Só mesmo no mês de Agosto que muitos aproveitam para ler livros publicados para não lerem as páginas finais do livro da própria vida que andam a escrever ao longo dos outros meses do ano; lêem os outros para esconder a coragem vestida de comodidade para escrever o fim de um casamento moribundo com desconhecimento quase total do prato favorito dos filhos que têm algum do seu código genético. Lêem páginas de romances encadernados com códigos de barras para esquecer a própria realidade, leriam com gosto este livro. Foi uma pena, a escolha da data de lançamento.
Resta o Natal, para se abstrair do ambiente de cortar à faca de muitas reuniões familiares marcadas para o dia do nascimento de Jesus, não há nada melhor do que ler as reflexões do Senhor de Boliqueime que chegou a Primeiro-Ministro com a enorme pretensão de ser o Sun Tzu da política portuguesa.
Sou capaz de ler esta 'Arte de Governar" no Natal. Se não for muito caro. Não posso dar-me ao luxo de gastar dinheiro com "escritores" que não são da minha preferência. Escorre sobre o "comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", sei de alguém que nunca irá ler estes ensinamentos. Não precisa. E não tem um governo de sucesso, mas é um Primeiro-Ministro com sete vidas. Não é necessariamente um bom atributo que beneficie o colectivo (Portugal e portugueses), enquanto a nível individual, é o melhor que existe.
Bem vou terminar a minha ladainha chata. Desejo a todos vós um excelente Setembro. Uma semana acompanhada de bons livros e peço-vos encarecidamente que aproveitem as extraordinárias promoções nos combustíveis, meio cêntimo de desconto é um achado.
p.s O livro de Cavaco Silva deverá ser bom para muitas coisas até para decorar a mesa da sala de estar e ficar de sentinela para servir de acendalhas para foguear a lenha na lareira nos dias frios de Janeiro.