Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na Planície

«Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.» Paulo Freire

Perspectivas & Olhares na Planície

«Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.» Paulo Freire

Boa Semana

Sou uma criaturinha com pouco jeito para cozinhar, felizmente sei lavar bem a loiça. Como centro de mesa ponho a minha imodéstia. Faço o serviço completo: lavo, seco e arrumo a loiçinha nas respectivas prateleiras dos armários. Eu sou o grande pesadelo da máquina de lavar loiça, não consegue competir comigo, ela não guarda a loiça no aparador. Bem feita, sua maquineta incompleta.

Posso não ser o chef Hélio Loureiro, com desgosto assumo a minha inépcia para a culinária – é preguiça minha, bem sei –, mas sou capaz de ensinar um truque culinário imprescindível para a qualidade dos nossos cozinhados: no processo da demolha do bacalhau devemos colocar sempre  as postas com a pele para cima, para evitar que o sal se deposite no interior junto à pele e assim continuar uma pilha de sal. Toda a população portuguesa sabe desta dica, guardem a língua afiada para os cabeças de lista dos partidos para as eleições europeias, sim? São os meus cinco minutos a armar-me em sabichona, também tenho direito. Passados os 300 segundos regresso ao meu estado normal de absoluta ignorância pela arte gastronómica.

Amanhã, o almoço podia ser belamente um bacalhau à Zé do Pipo ou um bacalhauzinho à Brás. Sonha, sonha vai ser tudo menos isso. 

Desejo a todos vós uma semana com bons repastos, quero dizer, comidinha da boa junto de quem tem bom paleio. Fujam da azia.  Nem tinham jantado e já havia aziados com as figuras escolhidas para representar Portugal no Parlamento Europeu. Gente que se percebe que não é bom garfo e demolha o bacalhau com a pele para baixo. Magros e cheios de sal na línguinha. 

4 comentários

Comentar post