Boa Semana
Sou uma criaturinha com pouco jeito para cozinhar, felizmente sei lavar bem a loiça. Como centro de mesa ponho a minha imodéstia. Faço o serviço completo: lavo, seco e arrumo a loiçinha nas respectivas prateleiras dos armários. Eu sou o grande pesadelo da máquina de lavar loiça, não consegue competir comigo, ela não guarda a loiça no aparador. Bem feita, sua maquineta incompleta.
Posso não ser o chef Hélio Loureiro, com desgosto assumo a minha inépcia para a culinária – é preguiça minha, bem sei –, mas sou capaz de ensinar um truque culinário imprescindível para a qualidade dos nossos cozinhados: no processo da demolha do bacalhau devemos colocar sempre as postas com a pele para cima, para evitar que o sal se deposite no interior junto à pele e assim continuar uma pilha de sal. Toda a população portuguesa sabe desta dica, guardem a língua afiada para os cabeças de lista dos partidos para as eleições europeias, sim? São os meus cinco minutos a armar-me em sabichona, também tenho direito. Passados os 300 segundos regresso ao meu estado normal de absoluta ignorância pela arte gastronómica.
Amanhã, o almoço podia ser belamente um bacalhau à Zé do Pipo ou um bacalhauzinho à Brás. Sonha, sonha vai ser tudo menos isso.
Desejo a todos vós uma semana com bons repastos, quero dizer, comidinha da boa junto de quem tem bom paleio. Fujam da azia. Nem tinham jantado e já havia aziados com as figuras escolhidas para representar Portugal no Parlamento Europeu. Gente que se percebe que não é bom garfo e demolha o bacalhau com a pele para baixo. Magros e cheios de sal na línguinha.