Boa semana
O dia dos namorados já foi, rapaz! Todas as cartas de amor são ridículas, escrevera o saudoso Fernando Pessoa, pedir em dois dias o que o PS não fez em oito anos, não é amor é repulsa. Adiante.
O espírito das festas está encarnado na maior parte das pessoas. As festas para a maioria estão no mesmo patamar do ar que respiram. Estes dias de chuva, coincidiram com a semana da Páscoa. O Algarve fustigado pela escassez de dias abundantes de chuva por estes dias o São Pedro resolveu ajudar os algarvios a encher os reservatórios de água que se encontravam em mínimos históricos, ao ponto do defunto Governo tomar medidas restritivas ao consumo de água. Os cidadãos sofrem na pele o aumento do preço da água, pior são as taxas e taxinhas que compõem a factura e vão subindo à medida que se transpõem os escalões de consumo do líquido, somando as medidas penalizadoras ao consumo doméstico e ao sector primário (favorecendo o terceiro sector: os campos de golfe e as piscinas dos hotéis, agradecem), mesmo assim gritavam todos vitupérios rascas à chuva que caía. Preferem viver com as torneiras a jorrar água duas horas por dia, pagando-a ao preço de um Vinho do Porto Vintage, do que sem as procissões e as romarias associadas à Páscoa. A herege da chuva devia ter vindo um mês antes ou um mês depois, agora vir estragar as férias no Algarve ou a matança do borrego, isso não. Sua herege. Ouvi testemunhos de grande indignação e de grande desgosto pelo esvaziar das nuvens numa área geográfica completamente faminta de água. A terra seca, as barragens a ver-se o fundo pouco importam quando está em causa a diversão, as férias para o instagram. Vamos lá perceber esta raça humana nascida nos anos 70, 80 e 90, educadores das gerações mais instruídas e bem preparadas de acordo com o espaço mediático onde faz questão de publicitar. Quem consultou o estado do tempo para os próximos dias: "o filho da puta do sol voltou", pensarão as desbocadas que não conseguiram ir mostrar o modelito novo na procissão ou não foram degustar o frango à guia na sua zona demarcada oficial.
Desejo uma semana apaziguada graças à chuvinha boa que caiu projectando um verão mais sossegado, menos à mingua de água. Mas não se esqueçam gastem a águinha com moderação.