Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

Boa semana

Vamos começar bem a semana com uma provocação:

O que tinham em comum os curdos e os judeus?

O Estado do Curdistão é uma miragem. O Estado de Israel é uma realidade por força do sionismo ter sido apoiado pelo Reino Unido, ONU, EUA e Rússia. Legítima ou ilegitimamente eram povos sem terra.

Cerca de trinta milhões de curdos querem ser como os judeus: um povo que agora tem terra.

Os judeus têm terra.

A que custo. É o que estamos a ver. 

Com as naturais devidas distâncias e à escala menor, porém foram destruídas vidas, ainda hoje estão bem patente em algumas famílias os traumas de assistirem à ocupação de herdades, casas nesse processo gloriosamente chamado pelos comunistas de Reforma Agrária. Ocupação de terras que mais tarde foram devolvidas (continua por se fazer a restituição dos bens imobiliários, a herdade dos Machados é um bom exemplo) com tudo por cultivar e edifícios vandalizados e saqueados. A ferida não sarou. Nunca irá sarar enquanto existir carrascos a defender a Reforma Agrária. Os mais espertos usufrutuários desta causa comunista deixaram de ser miseráveis – pobreza de espírito nunca os larga ou largou – em meia dúzia de meses.  Criticavam os ricos ou os remediados para depressa se tornarem um deles. É a vida. São vidas.

Desejo a todos vós uma semana com paz de espírito na certeza que tudo o que têm foi conquistado a pulso, sem ocupar aquilo que não está escriturado em vosso nome. Sabendo que a maior riqueza é o nosso intelecto. 

 

*****

NOTA BENE: Sou contra os actos criminosos do HAMAS. Sou contra a extrema direita encabeça e apoiada pelo Bejamim Netanyahu. Sou contra o sionismo. Sou contra o radicalismo islâmico. Sou contra a forma como Israel "legalizou" o seu Estado. Sou a favor de um Estado Palestino. Sou contra a ofensiva violenta (terrorista) que dura há 75 anos levada a cabo pelos sionistas judeus nos territórios que foram miguando para o povo palestino. Último esclarecimento: tive uma excelente professora de História. Os erros não podem ser compensados com outros erros. 

 

2 comentários

Comentar post