Boa semana
É-vos familiar esta sequência de movimentos diários desenhados na gravura? Reconhecem-se? À segunda-feira carregamos a bicicleta às costas. Os inícios de semana são sempre difíceis tanto para as mulheres como para os homens, por razões diferentes. Generalizo apesar de toda a regra ter diversas excepções, porém a mulher começa com a bicicleta às costas derivado ao fim de semana ser demasiado tarefeiro e pouco profano, por vezes, o trabalho pode ser menos cansativo do que a labuta diária familiar. Entram com alegria nos dias de folga laboral na expectativa de passarem umas míseras horas de pernas cruzadas sem fazer nenhum, a esperança desvanece tal e qual como um fósforo a arder. As esbanjadas pela sorte ficam-se pelo lazer, as outras desafortunadas, começam a passar as horas com a máquina de lavar roupa, a fazer ginástica aos braços a mexer o refogado, sem esquecer o namoro que até vapor deita com o amante chamado ferro de engomar.
No sentido contrário, o homem transporta a bicla aos ombros porque não lhe apetece deixar a vidinha de ócio ora no sofá ora no café na conversa pouco vinculativa para não voltar a votar no PS, excluo alguns viúvos, solteiros a viver sozinhos, divorciados e alguns homens casados bem ensinados pelas mães para pegar na esfregona e puxar as orelhas à cama. Durante a semana, o sofá fica radiante por alombar menos horas um peso morto, em contrapartida, qual é o ser que fica feliz a uma segunda-feira, depois de transpirarem de descanso, retornar ao batente? Só quem consegue ter mais horas livres no horário laboral do que nos dias em que fica em casa. Podem acreditar, pode acontecer esse cenário, o caos de mil e uma tarefa doméstica recair só para as costas de uma única pessoa (sexo feminino), pir isso a segunda-feira ser um alívio. Pode dar-se o caso de ninguém fazer nada no fim de semana, a casa estar uma pocilga e completamente desarrumada, sem haver uma mínima preocupação pelo asseio e organização, porque no início da semana há empregada doméstica. Coitada da pessoa, ter de em poucas horas limpar e arrumar 48 horas de desleixo. Os filhos não limpam, uma vez que, os pais também não. A unha parte-se, para ela. Para ele, pagamos não vou fazer, por caridade, para não ter que diminuir as horas pagas à femme de ménage.
Desejo a todos vós uma semana sobre rodas. Se não der, calce uns sapatinhos confortáveis para entrar com alegria no mês de Todos os Santos.