A sociedade: Fernando Gomes & Cristiano Ronaldo
Salto com vara!
1. O Fernando Gomes como não quer ficar destreinado; o Futebol Clube do Porto está servido, a FIFA e a UEFA estão com os seus presidentes do establishment, assim candidatou-se ao lugar de presidente do Comité Olímpico de Portugal. Tomou posse ontem, no mesmo dia que houve umas buscas à sede do seu antigo cargo e aos domicílios de muitos protagonistas de um alegado esquema criminoso de corrupção, recebimento indevido de vantagem, participação económica em negócio e fraude fiscal qualificada ocorridos na venda da antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Ao contrário, o antigo assessor de Fernando Gomes foi apanhado com a bola na mão. Teve azar, o árbitro viu, mostrou-lhe o cartão vermelho. Não li e nem ouvi, espero não ler muito menos ouvir o nome de João Vieira Pinto associado a estas entradas de pé em riste na pequena área. Bastou-me a tristeza de presenciar o recebimento da carta de despedimento assinada pelo intrujão do Vale e Azevedo e ficar de coração estilhaçado quando vi "o meu" João Vieira Pinto de leão ao peito.
2. O gingão e até ver muito competente Director Nacional da Polícia Judiciária apareceu em frente a uma câmara de televisão de quase de braço dado com o ex- presidente da Federação Cristiano Ronaldo Portuguesa de Futebol para o isentar de culpa destes alegados crimes que estão na perspectiva de transformar numa ruína metafórica o edifício da antiga sede do futebol profissional. Estou bem para ver se não sai chamuscado o nosso gingão de crachá.
3. Folgo em saber da sua iniciativa de desistir das funções na FIFA, já nos basta a outra pessoa não ser exclusivo a governar Portugal.
Outra decisão para promover a sua própria "Operação Mais-Valia" para atingir o objectivo de obter financiamento externo para o COP seria a oportunidade de levar o Cristiano Ronaldo para competir não na equipa de futebol, mas no salto com vara. Uma vez que, o internacional português tem uma grande capacidade de impulsão, em 2019, conseguiu elevar-se 2,56 metros sem vara, imagino se a tivesse, era menino para ter o pescoço cheio de medalhas de ouro, neste momento.
4. Ó Cristiano Ronaldo, devias pensar nisso, agarra-te à vara por amor de Deus.
Ó Fernando Gomes, devia reflectir nesta grande ideia, o seu abono de família na FPF passaria a ser a sua mesada dourada para ter mais dinheiro em caixa do COP.
5. A selecção das quinas é uma miséria a jogar, estamos a entrar na fase do fatalismo do miserabilismo, é hora de o Cristiano saltar do "barquinho" e aventurar-se numa das quatros disciplinas de saltos no atletismo. Assino já: CR7 no salto com vara.
My Captain a conferência de imprensa de antevisão do segundo jogo com a Dinamarca mais parecia uma conversa daquelas depois de um longo período afastado de casa e no regresso à dinâmica familiar percebe que tem filhos, cão, gato e mais um papagaio e já não se lembrava como era ter aquele humor rabugento a impor regras que ninguém está para ouvir quanto mais seguir. O ciclo está terminado, a insistência em não escrever o M para terminar a palavra FIM está para durar, infelizmente. Muitas conferências de imprensas ranzinzas e inócuas vão tornar-se num hábito.