Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

Alentejo perde população desde 2005! Vale a pena ver o vídeo Homens da Luta (2007)

Segundo o INE “na região Alentejo estima-se ter ocorrido uma perda de efectivos populacionais em 2003 e a partir de 2005, situação que decorre da conjugação de taxas de crescimento natural negativas com taxas de crescimento migratório positivas mas cada vez de menor dimensão, não conseguindo compensar os saldos naturais negativos”.
A Taxa de Crescimento Efectivo no Alentejo caiu 0,06%, em 2003; 0,20% em 2005; 0,22% em 2006; 0,44% em 2007; 0,51% em 2008 e 0,48% em 2009.
No ano passado apenas as regiões Centro e Alentejo apresentaram um crescimento populacional negativo. Em todas as restantes regiões registou-se um crescimento efectivo positivo.
(Rádio Pax)

 

A desertificação do Alentejo já tinha sido constatado pelos Homens da Luta (Vai tudo abaixo), não é novidade nenhuma esta notícia, a grande novidade é que tem havido pouca vontade em mudar o rumo deste problema. 

Os principais culpados serão as autarquias, mas preferem é sacudir a água do capote e culpar única e exclusivamente o governo central, esquecendo que lhes cabe (às autarquias) definir por sua iniciativa uma estratégia de desenvolvimento local.

 

Vale a pena voltar a ver 

 


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.