Vergonhoso
Fico boquiaberta quando ouço alguns administradores de empresas privadas alegarem que o governo deveria retirar o subsídio de férias à função pública. E para quê?
Porque assim iriam a correr tirar também esse subsídio aos seus trabalhadores em nome de uma pretensa igualdade (mesmo se tivessem lucros de milhões)… porque a igualdade só serve para retirar benefícios aos que menos têm.
Agora Pergunto?
Porque se hão-de retirar esses subsídios aos que deles mais necessitam para equilibrar as contas se:
- há dinheiro para renovar as frotas de carros dos ministérios com veículos da mais alta cilindrada - vejam o exemplo do presidente francês que anda de Peugeot (pode ser para publicidade à marca mas é certo que a escolha de outras marcas actualmente tão confortáveis como os BMW e os MERCEDES pouparia milhões aos cofres públicos)
- os gestores das grandes empresas com grande participação pública (muitas vezes a ter lucros porque são as únicas no mercado e aumentam os preços dos serviços aos consumidores) continuam a receber prémios milionários por cumprir os objectivos que mais não são do que o seu trabalho (essas mesmas empresas depois querem nacionalizar os prejuízos… claro que quando é lucro os accionistas arrogantes é que decidem onde o hão-de investir)
- há dinheiro para construir grandes aeroportos e milhentas auto-estradas Lisboa-Porto certamente para que os passageiros possam apreciar as variadas paisagens (o que não deixa de ser um pouco estúpido numa auto-estrada) (algumas grandes obras podem ser muito relevantes no futuro... já outras...)
- há dinheiro para pagar passagens semanais Lisboa-Paris a uma deputada que certamente é demasiado importante para viver em Lisboa. (Parece que agora ganhou um pouco de vergonha e decidiu pagar as contas do seu bolso… mas a culpa não é dela … é de quem o permite) E depois vem dizer que é populismo… pois só diminuir os salários de quem mais trabalha é que não é populismo!
Porque pagam sempre os mesmos?
E é também vergonhoso que a União Europeia não tenha capacidade para agir perante este ataque especulativo ao euro… através do ataque aos países mais fracos (muitos certamente meterão muito dinheiro ao bolso com os juros altíssimos que promoveram!!!)
Estou cada vez mais de acordo com a velhota que conheci outro dia num pacato café da cidade de Évora…
Dizia ela: SÃO TODOS UNS F…. DA P…