Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Perspectivas & Olhares na planície

Perspectivas & Olhares na planície

VIVA A LIBERDADE!

Comemora-se hoje o 36º aniversário da Revolução que aboliu as estruturas do Regime do Estado Novo e que instaurou um novo Regime Democrático e Pluralista no nosso país.

 

A Revolução do 25 de Abril de 1974 ficou também conhecida por Revolução dos Cravos.

 

Porque se tornou o Cravo Vermelho num dos principais símbolos da Revolução de 1974?

 

 

Existem várias explicações…

 

Uma das explicações dá-nos conta que no dia 25 de Abril de 1974, havia, em Lisboa, um restaurante que iria festejar o seu primeiro aniversário.

O proprietário decidiu comprar cravos (flor das mais baratas) para ofertar às senhoras suas clientes, enquanto que aos cavalheiros decidiu que seria um Porto.

Porém, não sabendo o que estava a acontecer, achou por bem não abrir o restaurante, permitindo que cada um dos seus funcionários levasse um molho de cravos consigo.

Uma das funcionárias enquanto descia a Avenida da Liberdade, para se dirigir para sua casa, constatou que havia pessoas que ofereciam aos soldados alimentos, tabaco… Ela como não tinha nada para dar aos militares decidiu oferecer os cravos que levava. Os soldados não sabendo onde colocar os cravos, colocavam-nos nos canos das espingardas.

 

Outra versão conta-nos que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, começou a distribui-los pelos soldados revoltosos que os colocaram nos canos das espingardas.

 

Uma outra explicação diz-nos que no Rossio havia várias vendedeiras de flores, quando os soldados passavam, vindos do Terreiro do Paço, estas ao mesmo tempo que os aplaudiam ofereciam-lhes flores – cravos vermelhos, por serem das mais baratas – as quais os militares colocaram nos canos das suas espingardas.

 

Apesar da coincidência o vermelho do cravo é o símbolo fundamental do princípio da vida, é a cor da conquista, transmite força e energia. Simboliza o combate e a conquista.